Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quanto a escrita...

A produção textual é marcada pela visão de um velho preconceito de "só escreve-se por obrigação ou então por ofício". Muitos jovens não se dão ao trabalho de produzir bons textos e apurar sua capacidade argumentativa, e quando chegam perto da etapa pré-universitária, crêem ser só um pré-requisito para almejar o cargo desejado, esquecendo-se do real valor da escita.
Num mundo marcado por um cotidiano apressado, cheio de informações e deveres, é de se esperar que nem todos reservem um tempo para desenvolver habilidades diferentes. Vários preferem viver sua vida social de uma forma intensa do que se concentrar em problemas que o cercam ou ainda sobre si mesmo. Por isso é que se vê tanta indiferença quanto ao próximo e pessoas desprovidas de sentido. falta-lhes algo, falta sensibilidade. A sensibilidade que as artes podem oferecer são de extremo valor, onde aperecebe-se que elas enriquecem a cultura do mundo e daqueles que a possuem.
Uma das artes, é a escrita. Ela se manifesta através de várias formas, como, literal, dissertativa, científica, dentre outras. Bem, mas o que se espera de uma nação que, de acordo com os dados, cerca de 12% ainda são analfabetos e outros 30% são analfabetos funcionais - capazes de ler textos sem saber interpretá-los? Seria difícil então um estímulo da parte de pais de famílias carentes que seus filhos escrevam, quando nem os mesmos, são aptos a tal prática. Quanto àqueles que tem todas as ferramentas, o hábito de escrever não é algo que é visto como importante, sendo deixado de lado e apenas lembrado quando se quer passar numa universidade federal.
Mas, enganam-se os mesmos. O ato de escrever, já mudou muitas coisas na vida das pessoas, sendo a mensagem trasmitida através da poesia ou da música. E quanto ao ato de dissertar, que melhor maneira de se pôr as idéias de uma forma clara e coesa? Quanto mais se escreve, mais se aprende a gostar e se instiga a produzir textos melhores. Tal argumentação também pode abrir caminhos durante vários momentos da vida, pois exercendo a capacidade de pensar sob vários ângulos, rompemos com paradigmas que foram previamente estabelecidos ou ainda vemos as coisas sob uma nova e bela ótica. Um jeito de começar a praticar é por exemplo, inciar um blog, expondo suas idéias para então aprofundando-as.
Mesmo que um terço dos jovens ainda não frequëntem o ensino médio, essa procura por uma universidade mais concorrida pode abrir o panorama da vida de muitos que começam a estudar e querem levar uma vida menos medíocre. Por fim, espera-se que aqueles que procuram o ofício de escrever por segundas intenções, compreendam o real poder que a palavra possui; sendo assim cada vez mais possível vislumbrar uma sociedade de indivíduos cultos e pensantes.



Gabriel

Obs: não consigo colocar parágrafos, se alguem conseguir fazer isso pra mim :)

Nenhum comentário: