Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Receita Medieval- Torta



Misturando apenas farinha de amêndoa e de trigo, açúcar, ovo, casca de limão ralada e uma pitada de canela, os espanhóis fazem um dos doces mais célebres do mundo. Um doce Medieval. ‘E a torta de Santiago, nascida com inspiração religiosa. Homenageia um grande santo católico.
Segundo a tradição, os restos mortais de São Tiago Maior, pescador profissional, irmão de São João e primeiro apóstolo de Jesus a tombar martirizado, repousariam na Espanha. Decapitado na Palestina, por ordem de Herodes, teve seu corpo resgatado pelos seguidores. A seguir, levaram-no pelo mar à Espanha, onde ele pregara durante seis anos.
O povo acredita que a embarcação foi guiada por um anjo. Estaria sepultado no altar-mor da Catedral de Santiago de Compostela, na província da Galícia, ao norte de Portugal. Todos os anos, milhões de visitantes aparecem ali para venerá-lo. Na idade Média, Santiago de Compostela se tornou um dos três mais importantes centros de peregrinação católica no mundo. Os outros são, Jerusalém e Roma.

RECEITA – TORTA DE SANTIAGO

Ingredientes

Massa : 1 ovo, 125 gramas de açúcar, cerca de 1 a 2 colheres (sopa) de água quente, 125 gramas de farinha de trigo, manteiga para untar, farinha de trigo para polvilhar, açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Recheio : 4 ovos, 250 gramas de açúcar, casca ralada

de 1 limão, 250 gramas de amêndoas moídas, uma pitada de canela.

Preparo da Massa : Numa tigela grande, bater o ovo com o açúcar e a água quente, até a mistura espumar e os ingredientes ficarem bem incorporado.

Colocar a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre, para que a massa fique lisa e homogênea.

Abri um pedaço de filme plástico sobre uma superfície de trabalho, polvilhar com farinha de trigo, colocar a massa por cima e cobrir com outro pedaço de filme plástico, também enfarinhado.

Com um rolo, abrir a massa dentro do filme, até ficar com cerca de 2mm de espessura.

Colocar a massa no fundo de uma forma de abrir, com cerca de 24 cm de diâmetro, já untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Com um garfo, furar a massa em vários pontos. Reservar.

Preparo do Recheio : Bater os ovos com o açúcar, até crescerem e ficarem bem espumosos. Incorporar a casca de limão ralada, as amêndoas moídas, a canela em pó e misturar muito bem, até obter um composto homogêneo.

Finalização : Derramar o recheio sobre a massa, alisar e assar em forno preaquecido a 180 graus C, por cerca de 30 a 35 minutos. Deixar esfriar a torta dentro da fôrma.
Desenformar num prato de service e, antes do primeiro corte, polvilhar com açúcar de confeiteiro.

Nota : A tradição manda recortar numa cartolina o molde da Cruz da Ordem de Santiago e colocar sobre a torta. Depois, polvilhar a torta com açúcar de confeiteiro e retirar o molde. A cruz ficará desenhada na torta.

Rendimento : 8 a 10 porções

Fonte

Nathália

3 comentários:

Arthur Wilkens disse...

agora faz uma dessas para os teus amáveis colegas de blog e nos chama para comer, sim?

Nathália disse...

que show a idéia!!!!

mas eu nem sei cozinhar :3

hipocrisia eu postar receitas... lol

procurem receitas medievais na internet que tem um monte...

eu queria saber a receita desse negócio aqui: http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com/tumblr_lzb836kdmI1qioejoo1_1280.jpg?AWSAccessKeyId=AKIAJ6IHWSU3BX3X7X3Q&Expires=1329326340&Signature=XTc%2BIwEzkbI%2BAcAlEwmJ1ngsCys%3D

Juliane Santos disse...

que show ein, acho legal essas coisas medievais, uma hora vou tentar algo