Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ENEM

Oi pessoal! Como vocês foram esse ano? O que acharam do ENEM?
Podemos abordar aqui o fato de parte do exame ter vazado mais uma vez...

7 comentários:

Arthur Wilkens disse...

foi a primeira vez que fiz a prova. quanto às questões em si, boa parte delas tinham uma abordagem interessante, o que me fez acreditar um pouco mais na proposta ideológica da prova, ainda que por enquanto não seja ideal, está no caminho. já o tema da redação, foi um erro indiscutível; evidente que pra nós, dissertar sobre o convívio em redes sociais foi facílimo, mas certamente isso não aconteceu no país todo. não tive problemas com o tempo, apesar da maioria ter reclamado (fiz cálculos em boa parte da prova de matemática e ainda sobrou tempo). quanto ao fato de a prova ter vazado, isso e aquilo, era simplesmente previsível num país como o nosso, com todo esse tamanho e toda uma cultura moral atrasada em muitos pontos. enfim, acredito SIM na proposta revolucionária do ENEM, mas algumas (muitas) coisas ainda terão de ser repensadas e reestruturadas até que esse exame dê realmente certo e seja justo. no mais, estou tranquilo por ter feito uma pontuação relativamente boa e torcendo pra que o exame não seja anulado nacionalmente. agora que já foi, essa semana termino minhas provas específicas de música na UFRGS, e, se Bach, lá do céu, quiser, só me restará pela frente o vestibular em janeiro e o nome no listão =} também torço pelos melhores resultados pra vocês, e que estejamos lá estudando no ano que vem.

Anônimo disse...

Mais uma vez o nENEM me decepcionou. Não esperava outra, maioria de questões fáceis, que nos conduzem ao erro devido a longevidade da prova. Os esquemas de vazamento continuaram, como diz Wilkens, pelo fato de ser um país muito grande; mas esse é um fato que não deveria ser admitido, sob hipótese alguma. Sou completamente contra esse sistema como forma de ingresso numa instutição superior.
Falta muitas coisas, mas, como muitos falam, faltou literatura de verdade nessa prova...
Que fiquem como programa estatístico e beneficiário aos PROuni's.
Ah, Arthur, meus parabéns. Espero que nos vejamos no listão =)

Randomicoteca disse...

Digam-me uma coisa: do que adiantou todos os nossos anos no colégio estudando sintaxe, morfologia, períodos literários, se nada disso é cobrado na prova? Simplesmente nos desmerecem.

Eu sou a favor do vestibular tradicional e ponto final.

E quem diz que ENEM não é decoreba está mentindo, porque algumas questões de matemática, física e química só são resolvidas se a pessoa já tiver o conhecimento prévio das fórmulas, pois eles não nos fornecem fórmula nenhuma.

A questão "compreensão do texto" é muito bem aplicada na tradicional prova de Português do vestibular. O ENEM, para mim, é uma besteira descabida e desnecessária.

Quem tem o acesso a uma melhor escola- leia-se particular- e tiver acesso a um melhor cursinho preparatório vai continuar tirando as melhores notas e etc. Dessa maneira, cai por terra a proposta da prova.

Nathália

Arthur Wilkens disse...

eu acho que essa discussão vai um pouco mais além. o próprio vestibular da UFRGS, na maioria das vezes, não cobra "literatura de verdade", que seriam as ideias compreendidas ao longo dos textos lidos, em vez de detalhes desimportantes de enredo.

Randomicoteca disse...

Isso porque, como dizem, muitas vezes, os bons professores de literatura: a literatura é uma "ciência" onde cada palavra pode guardar múltiplas ideias.

N

Anônimo disse...

O vestibular sim, cobra literatura. É preciso ter um conhecimento do contexto e dos movimentos literários na maioria das questões, além da interpretação de provas.
Isso não inclui, lógico, as obrigatórias, que são importantes mesmo assim; é preciso ter lido a obra que caracteriza mais ou menos determinado movimento.

Randomicoteca disse...

Literatura simplesmente não existe no enem. Eles fazem questões puramente interpretativas de poemas que pertencem a autores irrelevantes se comparados aos grandes nomes da literatura brasileira.

É como eu falei: eles simplesmente desmerecem toda a nossa trajetória durante o colégio, é como se tudo aquilo que nós aprendemos (e da maneira como aprendemos) tivesse sido em vão.

Nós passamos a vida estudantil inteira tendo de estudar de outra maneira, porque nos era cobrado de uma outra maneira.

Eles querem fazer uma mudança às avessas: ao invés de mudarem primeiro a didática do colégio de forma gradual e contínua, eles simplesmente submetem aos alunos uma prova completamente diferente do parâmetro das provas que nos eram cobradas no colégio, agora somos forçados a nos adaptar a isso sem escolha, sendo que algo como o enem nunca nos foi cobrado na época do colégio, isso não fez parte da nossa trajetória, nós não fomos "doutrinados" a este tipo de prova, a nossa realidade estudantil era outra, bem diferente.

Já o vestibular, em termos de literatura, dá um banho no enem: além da interpretação de poemas, ainda nos cobra conceitos importantes e, até mesmo, (qual o problema?) que saibamos pelo menos um mínimo de algumas obras consagradas no meio literário, mesmo que isso seja "decoreba".

No vestibular, além de saber o conteúdo, tu tens que saber interpretar, é uma prova completa, que valoriza as duas coisas, e ainda não mente como o enem que se paga de "anti-decoreba" sendo que isso é váldo apenas para a prova de linguagens, visto que a parte de física e uma parte da de matemática é decoreba sim.

e o que é que tem demais a decorba? saber o conteúdo, ou seja, ter a capacidade de assimilar e memorizar é tão importante quanto a capacidade de interpretar, pois um médico ou um advogado não vai sar trabalhando por aí com meia dúzia de livros em baixo do braço.

Nathália