Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Que tal criar um jogo de video game?

Já se imaginou com o poder de controlar a força gravitacional? Controlar o clima, a transição do dia para noite, moldar o espaço-tempo, saber o que acontece em todo lugar, ou até mesmo decidir como e o que vai acontecer, a lei e a ordem de todas as coisas, os eventos, o mundo em si, que tal? Você vai poder fazer tudo isso ao criar seu próprio game. Parece impossível? Pois saiba que todo criador de jogos já foi um simples jogador. Criar um jogo de vídeo game, ou PC, não é difícil, mas exige dedicação, trabalho duro e estudo, esses são os fatores indispensáveis para melhorá-lo e incrementá-lo.

Daí vem a pergunta:
o que eu preciso saber para começar a fazer meu jogo?

Todo jogo de vídeo game é criado em um computador. O primeiro passo é dominar pelo menos uma linguagem de programação, pois é através dela que você passará instrução ao processador e ele cuidará para que o seu mundo virtual funcione perfeitamente.

Mas, o que vem a ser uma linguagem de programação? Vou ter que falar com o meu vídeo game, é isso?

A lógica é essa sim. Você terá que passar instruções à máquina de como o jogo funciona, como ele vai tomar decisões - por exemplo, se o personagem colide com algo, o sistema deverá ser capaz de identificar o que o atingiu (se foi uma bala, uma espada, um item especial, um adversário, etc) e decidir o que fazer (diminuir pontos de vida do personagem, reproduzir o som ideal para aquela situação, mover um objeto, etc). Todas essas instruções são passadas à maquina através de uma linguagem que ela entenda, você estará ensinando ela a tomar decisões, implementando a inteligência artificial necessária. Existem diversas linguagens de programação e cada uma tem sintaxe e semântica própria, um nível de abstração característico e, por conseqüência, uma dificuldade de aprendizado diferente. Mas, no geral, todas elas se tornam intuitivas à medida que você estuda e pratica.

Como percebeu, este texto não se propôs a ensinar os detalhes técnicos, e sim dar uma idéia do que você vai precisar para começar seu game. E, se você se interessou pelo assunto e tem vontade de se tornar um profissional que trabalha exclusivamente na criação de games, saiba que várias universidades brasileiras já abriram cursos de nível superior para este fim, e o mercado de desenvolvimento de jogos brasileiro tem boas expectativas de crescimento – e há também a possibilidade de ir trabalhar em uma multinacional, em outro país, por que não? - Se você tem curiosidade de aprender, mas não de se profissionalizar, é possível aprender por conta própria com auxílio de livros e material online disponível. Uma rápida pesquisa no Google dá uma idéia de como existe material em abundância.

Aqui ficam algumas palavras-chaves para consulta: Dark basic, DirectX, OpenGl.

Juan

13 comentários:

Arthur Wilkens disse...

o que eu sei programar são algumas coisas em visual basic, mas não é tão própria pra jogos, se bem que dá pra fazer algumas coisas

Arthur Wilkens disse...

mas juan, vc é novo por aqui, se apresente

Nathalia disse...

mais um contribuidor para o randomicotecaX2009

Nathalia disse...

gostei do post, agora o blog ta mais random ainda :DDDD

Arthur Wilkens disse...

acho que quanto mais gente tiver mais random ele fica

Anônimo disse...

é, só não pode vir gente querendo postar sobre pagode :B

gabriel disse...

quem é esse merda novo que nem se apresentou

juliane disse...

quem é anonimo

  disse...

Meu post repercutiu...

Para encurtar a história: fiz o texto e mandei para a Nathália, para que ela mesma publicasse, e ela acabou me convidando :)
Não passou pela minha cabeça fazer um post me apresentando, foi muito rápido.

A respeito do post: eu fiz um game há dois anos, e ficou muito bom. Na época, tinha mais curiosidade do que conhecimento. Programei ele no Delphi e DirectX 7.

Nathalia disse...

ps1.gabriel poderia ser mais educado
ps2.o anônimo sou eu mesma HAUAHUAHUH
ps3.não é ps de playstation

Arthur Wilkens disse...

poste o game q vc fez

Nathalia disse...

é isso ae.. ruleando na informatica :D

nathsalis disse...

informatica agora é sem acento no novo acordo ortográfico, srsly