Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

domingo, 14 de junho de 2009

Vivendo num mundo-brana

Podemos estar certos de que em poucas épocas, senão muito distantes, os seres humanos nunca tiveram tanta liberdade comportamental quanto hoje. Não obstante, se por um lado, não importe qual caminho o indivíduo escolha, terá apoio de um segmento da sociedade, podendo ser aceito e viver razoavelmente bem, o que se vê hoje é o vazio tomando espaço dessa liberdade de individualismo, principalmente entre os jovens. A supervalorização do material, do “tudo pronto”, do “ficar” só por “ficar” (não há dedicação a priori, pouco provável haverá amadurecer) e da incerteza do amanhã - considerando também a insegurança de dedicar-se à profissão preterida, tendo de lidar com o mercado de trabalho saturado ou desvalorizado, - tem contribuído para a instalação do niilismo no inconsciente dos indivíduos, a resignação e o deixar-se levar empiricamente, o amadurecimento tardio, que com sorte acontece.

Pais e filhos (e família) ficam distantes por não falarem a mesma língua, uma língua que, na verdade, ninguém sabe falar. De tanta informação, de tantos meios de se estar fazendo a coisa certa, que os modelos confiáveis de se nortear uma pessoa, uma sociedade, podem não ser suficientes, ou facilmente questionáveis. Todos têm o direito de investir no erro, afinal de contas, ninguém pode dizer o que é melhor para outra pessoa, não é?

Ninguém pode...

Juan

6 comentários:

Arthur Wilkens disse...

ótimo texto

Nathalia disse...

gostei da palavra "niilismo", deu um ar cult. :DDD

  disse...

Tirei o título de uma capítulo do "Universo numa casca de noz", de Stephen Hawking. Fiz alusão à obra porque o autor, com as dificuldades que tem (enormes, por sinal), não só continua pesquisando o universo, como faz questão de passar uma imagem postiva da vida, tem esperança.

"Eu poderia viver recluso numa casca de noz, e me considerar rei dos espaço infinito"
(William Shakespeare)

Daí ele tirou o título.

Todo mundo tem problemas, são em níveis diferentes, dependem da condição financeira e da condição psicológica do indivíduo, todos eles são significativos; e mesmo assim, muita coisa se pode superar com força de vontade e persistência.

Nathalia disse...

eu tava lendo esse livro, mas parei por falta de tempo :(
Assim que tiver tempo novamente voltarei a lê-lo.

Anônimo disse...

niilismo ja li a respeito no livro de literatura haha
Mas de qualquer maneira gostei do post, acho que esse tipo de texto que acrescenta algo às pessoas seria o mais ideal de ser produzido, mesmo que as vezes elas não dão bola a isso (imaturidade)

nathsalis disse...

olha fofis, eu tento produzir textos assim também. gabriel, comenta no meu poema ÁRCADE! vacation