Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Pausa para o Dia dos Namorados

Muitas pessoas dizem que amam, mas na verdade poucas sabem amar. Muitas confundem paixão com amor- e há uma grande diferença entre estes dois. Num, necessita-se ter a pessoa e prendê-la para que haja felicidade, já no outro é completamente o contrário- não há necessidade de prender ninguém, só o fato da pessoa existir já é suficiente.
O amor é livre, não necessita de nada em troca. Nas culturas orientais, diz-se que "liberdade" é só uma outra palavra para "amor". O amor é um sentimento solar, e nas palavras de John Lenon: "Se você ama alguém, deixe esse alguém livre, se voltar é porque sempre foi teu, se não voltar é porque nunca o pertenceu". Não pode haver amor, se junto com ele vierem sentimentos de posse.
A paixão já é um sentimento muito mais lunar, não é livre. É como se a pessoa estivesse viciada em alguém- e encontrou nesse vício uma forma de preencher seu vazio interior. Se a outra pessoa não corresponder, há sofrimento e dor. Ela é filha do tempo e morre com o tempo- pois a pessoa pode encontrar outra coisa para entreter sua consciência, e assim, preencher aquele vazio, fazendo com que a pessoa supostamente "amada" seja completamente esquecida.
Existe uma grande diferença entre amor e paixão. O amor não pertence à dualidade, a paixão sim. Amor não precisa necessariamente ser por uma pessoa, pode ser simplesmente amor pela vida, pela natureza... Antes de dizer "eu te amo" para alguém, medite profundamente e descubra se isso realmente é amor (pode ser apenas necessidade de aceitação, necessidade de atenção...). Se não for amor, mas tiver potencial para ser, esforce-se ao máximo para transmutar estes sentimentos em amor verdadeiro, e livre de qualquer ego.

Nenhum comentário: