Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Acaba exigência do diploma para jornalistas


Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira a exigência de diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou a favor da exigência do diploma. O relator e presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, alegou, em seu voto, que a profissão de jornalismo tem vinculação com o amplo exercício da liberdade de expressão e de informação.

Leia mais aqui.

  É inexplicávelmente decepcionante a sensação que eu tive ao ler essa notícia. Achei simplesmente um absurdo e muita falta de respeito com os profissionais e, principalmente, estudantes da área. Levando em conta que as pequenas e relativas vantagens do decreto não superam, na minha opinião e de muitos outros, as desvantagens, isso é pura sacanagem.
  O jornalismo deveria permanecer como qualquer outra profissão. Você consegue imaginar, por exemplo, alguém atendendo como psicólogo sem formação? Vários outros exemplos poderiam ser citados. Nessas áreas, o profissionalismo "formal" é essencial: informação não é brincadeira. Jamais deveria ficar nas mãos de qualquer aspirante a jornalista, e é por isso que tem muita coisa a ser repensada por esse caminho. Eu ainda fiquei muito decepcionado, sonho em estudar jornalismo, mas depois da notícia chega a desanimar.

Arthur

15 comentários:

  disse...

Isso desestimula muitos estudantes de jornalismo, mas a profissão também tem a ganhar com a mudança porque abre espaço para profissionais de outras áreas (ninguém melhor para falar de Física do que um Físico, de Direito do que um Advogado, de Economia do que um economista, etc). Informação é coisa séria, e quanto mais especializada a pessoa que transmite, melhor para a sociedade. E nesse caso, quem cursou Jornalismo ainda é o profissional que está melhor qualificado - tem visão geral das coisas, sabe argumentar bem, tem postura séria e ética, etc.

Comparando com a Engenharia Civil... Na hora de fazer uma casa, você pode procurar um mestre de obras, que vai fazer um orçamente atraente... Mas vai desperdiçar muito material, te dar despesas extras com a fiscalização e instituições do governo, ninguém sabe se o serviço vai ficar seguro, você não vai ter nenhuma garantia e, além de tudo isso, ele vai querer reinventar a roda :P; ou pode contratar um engenheiro que, além de ter uma excelente preparação para edificar, fica responsável por toda etapa, desde o projeto à entregra, e tem que garantir a qualidade por um período de cinco anos, senão pode sofrer processo, perder a credibilidade e ir parar na cadeia.

Preparação ainde é tudo.

  disse...

Meu comentário podia virar um post...
Pode? :P

Arthur Wilkens disse...

achei isso um absurdo, levando em conta que as pequenas e relativas vantagens do feito não conseguem superar as desvantagens

isso é muita sacanagem. o jornalismo devia permanecer como qualquer outra das profissões, imagine alguém sem formação de psicologia atender como psicólogo (também poderia dar vários outros exemplos), nessas áreas o profissionalismo "formal" é essencial demais, como vc falou: informação é coisa séria. não pode ficar na mão de qualquer aspirante a jornalista. tem muita coisa errada por esse caminho

e eu ainda fiquei muito chateado, sempre sonho/sonhei em fazer faculdade de jornalismo, mas depois dessa até desanima...

Arthur Wilkens disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur Wilkens disse...

juan, eu editei o post e escrevi sobre. se tu quiser pode editar ele e por o seu texto ou suas idéias, aí vc assina junto.

Nathalia, disse...

pode fazer qualquer post (que não seja sobre pagode rs)

;)

Nathalia disse...

o que desestimula a vida é esse novo Enem aí.. aff

agora falando sobre o post, mesmo que não precise ter diploma, as empresas só vão contratar quem mostrar que tem competência e um "espírito" de jornalista mais apurado do que os demais concorrentes, sendo assim, quem cursou a faculdade vai ter muito mais possibilidades de ser contratado, na minha opinião. :P

nathix13 disse...

tira aquela tag "Brasil" afff

Anônimo disse...

olha, por mais que essa não seja minha área, é realmente ridículo, pois esta é uma profissão que precisa ser levada ä sério. Imagine todos conceitos como imparcialidade, organização do conteúdo que vai ser apresentado na manchete e mais outras coisas que preparam a pessoa na faculdade serem ignoradas?
Mas agente não pode esquecer o fato que a notícia diz OBRIGATÓRIO, ou seja, as revistas, jornais etc ainda valorizarão mais aqueles que tem um texto mais profundo e trabalhado, atributos esperados de jornalistas formados.
Gab

Anônimo disse...

droga nathix, vi seu comentário agora e tu raciocinou da mesma forma que eu
aff

  disse...

Acho que não é preciso criar outro post nem alterar este, fica mais demorcrático e organizado discutir o tema aqui mesmo.

Eu também ficaria muito chateado se acontecesse o mesmo com meu curso, mas no final, ia me dar ânimo para me qualificar melhor.

Errata: Preparação ainda é tudo.

"ainde é tudo."
De qualquer maneira, fica meu elogio aos indies. -q

Nathalia disse...

lol, Juan, quero explicações sobre a ultima colocação oiq

Arthur Wilkens disse...

De qualquer maneira, fica meu elogio aos indies. -q


q

  disse...

foi porque errei no comentário ao escrever "ainde é tudo."
Ficou parecendo que eu disse "indie é tudo."
Aproveitei a deixa pra elogiar.
O oiq foi porque acabei dando outro rumo ao comentário.

Coisas desse tipo acontecerão sempre quando me empolgar :P

Nathalia disse...

essa tag "brasil " ta com tudo mesmo, serio mano u.u