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quinta-feira, 18 de junho de 2009

De Euclides a Poincaré

“Euclides organizou numa obra, Elementos, praticamente, todo o conhecimento de Matemática básica da sua época. Em treze livros estabeleceu o mais duradouro plano de ensino que se tem notícia. Em essência, sua proposta para o ensino de Geometria e Aritmética sobrevive até os dias de hoje nos textos do Ensino Básico. A obra foi escrita por volta de 300 aC ao ser convidado a ser (o primeiro) professor de Matemática do Museu de Alexandria. O Museu criado por Ptolomeu I, um dos generais de Alexandre, tornou-se o maior centro acadêmico da época, superando a rival Academia de Platão, em Atenas. Para mensurar a importância histórica desse personagem, citaremos a opinião de Boyer [Boy] elegendo-o como um dos três mais influentes professores de Matemática da História, junto com o francês Gaspar Monge (1746 − 1818) e o alemão Félix Klein (1849 − 1925). Ao desenvolver a Geometria, Euclides fixou como ponto de partida um sistema axiomático com cinco postulados2 (o que se pode) do qual são deduzidas todas as proposições geométricas...”

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“‘Quando Gauss morreu em 1855 pensava-se em geral que nunca mais existiria um universalista em Matemática - alguém que estivesse igualmente á vontade em todos os ramos, puros e aplicados. Se alguém a partir daí provou que essa idéia estava errada, esse alguém foi Poincaré, pois ele considerou toda a Matemática como seu domínio.’

É com esse elogioso paralelo que Carl Boyer [Boy] faz a apresentação de Henri Poincaré(1864 − 1912, França), um dos matemáticos mais criativos de todos os tempos. Poincaré escreveu mais que qualquer outro matemático do século XX, embora tenha morrido, subitamente, aos 58 anos, no auge de sua capacidade intelectual. Graduou-se em Engenharia de Minas pela École Polytechinique (1875) e trabalhou no Departamento de Minas até falecer. Obteve doutorado em Ciências pela Universidade de Paris (1879), onde adquiriu Cátedra. Poincaré sofria de 'hiperatividade intelectual'. Como professor de Sorbonne, ministrava um tópico diferente em cada ano letivo: capilaridade, elasticidade, óptica, eletricidade, telegrafia, teoria quântica, teoria da relatividade, cosmogonia, probabilidade e muitos outros. A qualidade da apresentação e a capacidade investigativa era tal que, em muitos casos, as aulas logo apareciam impressas como trabalho científico. Sua tese de doutorado em Equações diferenciais foi a mais profunda contribuição à teoria das funções automorfas, até hoje. Ao contrário de Gauss, que foi uma criança precoce, um exímio calculista e pouco empolgado com o magistério, Poincaré não tinha aptidões para cálculos laboriosos, revelou-se como gênio na idade adulta e exerceu o magistério plenamente...”

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O texto completo encontra-se à disposição do público na biblioteca virtual da UFC (Universidade Federal do Ceará). Segue o link: http://www.mat.ufc.br/gmat/livros/livros.html

Juan

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