Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

sábado, 20 de junho de 2009

Triste fim de János Bolyai

Em 1823, aos 21 anos, o jovem engenheiro János Bolyai (1802 − 1860, Hungria) escreveu eufórico para o pai, Wolfgang Bolyai, relatando que "tinha descoberto coisas tão maravilhosas que me supreenderam ... do nada eu criei um mundo novo e estranho”. János iniciava uma promissora carreira de matemático propondo-a, por ele denominada, Ciência absoluta do espaço, mas foi abatido antes de concretizar seu destino.

János Bolyai interessou-se pelo Teorema das paralelas, contrariando o pai que, cansado de produzir provas erradas, profeticamente, o tinha aconselhado por carta: "Pelo amor de Deus, eu lhe peço, desista! Tema tanto isso quanto as paixões sensuais porque isso pode lhe tomar todo o seu tempo e privá-lo da saúde, paz de espírito e felicidade na vida."

A desobediência custou-lhe caro.
(...)

O desgosto de János Bolyai foi profundo, perdeu a paz de espírito e a felicidade na vida. Em lugar de elogios e reconhecimento veio o desapontamento por não obter a glória do ineditismo. Chegou a suspeitar que o pai tivesse confidenciado suas idéias a Gauss. De fato, ao receber o esboço das idéias de Bolyai, por prudência, Wolfgang remeteu as a Gauss para exame antes de decidir editá-las, mas consta que elas nunca chegaram. János nada mais publicou, embora tenha continuado suas pesquisas por toda a vida comparando as semelhanças entre as trigonometrias esférica e hiperbólica e estendendo suas idéias para o espaçoo. Entre seus pertences pessoais, ainda hoje guardados, encontram-se mais de vinte mil folhas manuscritas.

* Fonte: Texto: De Euclides a Poincaré;

*

Moral da história: confiem nos seus pais, e nunca tentem provar o 5º postulado de Euclides

Juan

2 comentários:

  disse...

Sério, fiquei sensibilizado com a história do meu quase xará... :D'

Nathalia disse...

coitado dele, deve ter sido mesmo uma decepção, mas se ele não tentasse pelo menos, iria viver a vida se lamuriando também, por não ter tentado, oras. :p