Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Letargia Mental


Os meios de comunicação nos trouxeram grandes proezas, mas como qualquer outra coisa eles manifestaram seu lado negativo. As pessoas hoje em dia passam boa parte de seu tempo na frente de computadores e afins navegando na internet, muitas vezes fazendo coisas que são na maior parte desprezíveis. Elas deixam de viver no mundo real, renunciando experiências benéficas para se alienar e viverem condicionadas a uma determinada forma de pensar inconscientemente.
Aqueles que são manipuladores e espertos, usufruem da capacidade desses objetos viciarem e fazer perder o seu tempo com bobagens, pensando cada vez menos em coisas realmente importantes, coisas que, por exemplo, deveriam ser mudadas.
Fica difícil então que hajam pessoas de consciência onde já existe uma cultura de pessoas-zumbis se enraizando, onde o que as mesmas mais fazem é viver dentro de seus próprios mundos e não dando a mínima para o próximo. É o que vemos com frequência hoje, no mundo: A indiferença. Não que isso tenha uma estreita ligação com o torpor causado pela internet, mas podemos perceber que a maioria daqueles que vivem muito tempo dentro desse local virtual, acabam se esquecendo de ser solidários, coisa que muitas vezes se torna hábito. Há também os problemas emocionais e psicológicos que acarretam em pessoas dessa estirpe, onde sintomas anti-sociais, depressivos e psicóticos acabam se tornando cada vez mais fortes dependendo da intensidade e do conteúdo visualizado por estas pessoas.
A única coisa que podemos fazer, é começar por nós mesmos, tentando ficar menos tempo ligados a isto e usando-a com moderação, como fonte de pesquisas ou algo que for de grande urgência. Talvez assim, as pessoas acabem se tornando mais conscientes de si mesmas e vendo que em boa parte o uso dessa ferramenta é desperdício de tempo, podendo ter então uma vida mais equilibrada e mesmo assim usando a rede como fonte de informações.


Gabriel

Um comentário:

Nathália disse...

é justamente isso. A mídia cria todo um sistema para crir pessoas que não possuam poder de criticar, apenas de aceitar o que ela impõe... Assim, fica mais fácil de manipular, inclusive manipular a compra do consumidor, induzindo-o a comprar coisas industrializadas (que em sua grande maioria não fazem bem à saúde) o que contribui para o aumento da conduta capitalista em nós, nos tornando até mesmo comparsas deste sistema por não ter vontade de se libertar disso e contribuir com esta forma de vida consumista e não-saudável em cada ato do nosso dia-a-dia. E nos tornamos cada vez mais adormecidos e identificados...