Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O mundo encantado de Joanna Newsom

Poucos conhecem e apreciam, o que eu poderia chamar de uma outra "dimensão" que a cantora, compositora e harpista Joanna Newsom cria, em seus dois curiosos trabalhos "The Milk-Eyed Mender" (2004) e "Ys" (2007). Chamo assim pelas músicas serem realmente estranhas, algo que realmente assusta os ouvidos da maioria.

Não é por isso que ela não ganha seu mérito. Conheci a Joanna no 1001 Discos para ouvir antes de morrer. A descrição que o livro mostrava da cantora era muito chamativa e interessante, aí resolvi escutar tal album, o Ys. A primeira impressão que você tem é a ternura dos sons de uma linha melódica de uma harpa muito agradável. A voz da moça é exótica e soa estranho demais nas primeiras ouvidas, mas nada que não nos acostumemos um tempo depois.

É nesse ponto que você começa a apreciar cada segundo de suas músicas, que, até então, eram longas e irritantes demais. São músicas (as do Ys), pra ouvir com muita atenção, deixar a música levar sua mente a um outro estado.

O The Milk-Eyed Mender é um pouco menos estranho, tem canções mais diretas e com uma melodia mais receptiva, a voz dela também ta diferente. Também mostra outros instrumentos como cravo em Peach, Plum, Pear (uma das minhas preferidas) e piano em Inflammatory Writ.

A graça mesmo é escutar, mas fica o conselho: não desista de apreciar a genialidade dela pelas primeiras impressões, a música dela vai te conquistar mais tarde.

Abraços,
Arthur

3 comentários:

Randomicoteca disse...

vilso sempre com essa de "Não se assuste pela primeira impressão" ahuahu, quando tu me indicou Júpiter Maçã tu disse o mesmo.

Calma, não falei nada para criar desacordos, foi só para constar. :B

Agora, falando da cantora,
Parece ser realmente legal!:P
Gostei do nome dela rs bgs

Nathália (nathix) disse...

ei vilson não vi joanna newson no teu last! haha

Nathalia disse...

ouvi e não gostei :(