Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

domingo, 31 de maio de 2009

"Elton was the best in his time",

Me baseando em dois comentários diretos e simples (mas muito bem estruturados) que li em um vídeo (um dos meus favoritos) do Elton no YouTube, proponho nesse post uma visão com melhor cuidado sobre tal artista.

Acho importante apresentar os comentários primeiramente:

"I hate when so many people used to Elton singing Disney songs and Princess Diana tributes totally forget what a great artist he was in the 70's. There is not a bad moment on Tumbleweed Connection."
O que quer dizer mais ou menos: "Eu odeio quando tantas pessoas lembram do Elton cantando músicas da Disney (Leia-se: trilha sonora do Rei Leão) e a versão de Candle in the wind em tributo à Princesa Diana e esquecem completamente o excelente artista que ele foi nos anos 70."

O outro consegue ser ainda mais direto e verdadeiro:

"He was the best in his time"
"Ele foi o melhor em seu tempo."

Ta, primeiramente existe um fato por aí, aquele de que grande maioria das pessoas que conhecem o Elton "por cima" tem uma visão, que, praticamente, corta ele ao meio, em um sentido quase literal. Eu não gosto muito de "dividir" a carreira dele desse jeito, mas é como eu vejo, mesmo sabendo admirar cada momento dele. Vamos assim:

Início dos anos 70: Ele aparece e simplesmente vai conquistando as pessoas, acho que era um artista bastante inovador na época: os dois primeiros discos são pra matar, "Empty Sky" e o "Elton John", criatividade incomparável. Até aí ele parecia tão novinho, mas possuídor de um talento sobrenatural

(o video dos comentários)

Segunda fase dos anos 70: O que no início foi uma surpresa, logo se confirmou com os próximos discos, ano após ano colocando os singles em primeiro lugar pelo mundo inteiro. Mais ou menos por 1976, pelo que eu pude perceber o Elton fica um pouco mais "maduro", acho que os sentimentos pegaram ele de um jeito forte, parecia que ele cantava com o coração saindo pela boca, mas sem perder aquele jeito meio louco e brincalhão de alguns anos atrás.


Anos 80: Aqui ele mudou musicalmente, físicamente, psicológicamente. Ainda se percebe o Elton de antes, mas com uma certa dificuldade. Acho que o vício que ele tinha com cocaína afetou MUITO nesse tempo. A voz dele já tava muito mais prejudicada, os shows eram bastante diferentes, tudo tinha uma pegada mais assustadora.


Anos 90 em diante: Em 1986 ele passou por uma cirurgia nas cordas vocais, porque tava com uns problemas devido ao abuso na maconha e no álcool. Depois disso a voz dele perdeu bastante o brilho, os agudos, em consequência disso e outras coisas ele já tem aparência bem mais velha. Mas agora recuperado, ciente das coisas, possuídor de um lado mais espiritual: pronto pra começar tudo do zero (palavras dele uns anos antes em várias entrevistas). Acho que é por aí também que ele perde aquele lado mais maluco que ele mostrava anos antes e ganha uma certa pose bastante romântica.


Acho que isso apresenta mais ou menos o que ele já passou na carreira. Hoje em dia ele tá ainda mais velho, mas o que me surpreende é que ele ainda tem um puta "pique" pra cantar e tocar feito louco as músicas mais antigas, um pouco diferentes agora, agora ele parece ter mais classe, sendo visto como um músico lendário. O argumento presente nesse artigo inteiro é esse: não vejam o Elton pela metade, a carreira completa dele é o que tem de mais incrível.

Acho que conhecer ele desse jeito menos profundo (e ainda ter cara pra meter críticas), é como escrever o resumo de um livro que você só leu algumas páginas...

Obrigado pela atenção,
Arthur

5 comentários:

nathix13 disse...

"obrigado pela atenção"

Anônimo disse...

Srsly, não vou ler isso tudo nem fudendo

Nath disse...

é normal que true fans fiquem revoltados quando alguém lembra de seu ídolo por algo que seja conhecidinho

Arthur Wilkens disse...

não pq nem sempre, shua

Nathalia disse...

but in the most of the time