Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Eras Of Elegance

Ancient Fashion Era


Em geral, as modas dos períodos grego e romano e antes eram simples, visto que a roupa expressava mais a função prática do que a forma estilística. Geralmente, o vestuário das mulheres eram soltos e fluentes, nunca apertadas. Túnicas, muitas vezes cobertos com camadas de tecido drapeado, eram usados ​​por homens e mulheres. A peça mais básica para as mulheres da Grécia Antiga, por exemplo, foi o "peplos dórico", comumente usado até o início do século VI aC Fabricado a partir de um retângulo de tecido de lã, o dórico peplos mede cerca de seis metros de largura e cerca de dezoito centímetros a mais do que a altura do portador do ombro ao tornozelo de comprimento. O tecido foi envolvida em torno do utente, com o excesso de material dobradas sobre a parte superior e fixado em ambos os ombros. O excesso de material foi deixado cair livremente, dando a impressão de uma capa curta. Pinos utilizados para a fixação dos ombros do peplos eram originalmente alfinetes abertos com cabeças decoradas, mas posteriormente foram substituídas por fíbulas ou broches.
Esta era a regra geral no mundo ocidental. Em particular, durante o período arcaico, roupas eram geralmente branco ou off-white, e os plebeus eram proibidos de usar vermelho em teatros ou lugares públicos. No século V, no entanto, a roupa começou a oferecer uma gama maior de cores. Em lugares como China, Índia e África, as mulheres adornavam-se com tecidos mais coloridos e ornamentos em comparação com o Hemisfério Ocidental. A China, por exemplo, começou a desenvolver a tecelagem de seda e técnicas de bordado durante a era antiga, e usou essa informação em seu design e fabricação de roupas. No entanto, embora a roupa pode ter sido mais simples, as mulheres de todas as culturas adornavam-se com jóias, como brincos, pulseiras, colares e anéis formados a partir de matérias terrosas, como pedras e gemas. Cosméticos também foram usados ​​por mulheres desde os tempos antigos. Quanto ao cabelo, muitas vezes as mulheres usavam os cabelos trançados ou mantiam a cabeça coberta por tecido drapeado sobre o rosto como um capuz.


Medieval Fashion Era


Com o surgimento de influências cristãs durante a época medieval, os estilos de roupas tendem a ser mais modesta do que a época romana anterior. Mangas e bainhas caíram de comprimento. Vestuário tendiam a ser mais pesado também porque sugeriu a mudança do clima em todo o continente europeu. No entanto, enquanto vestuário em geral, abrangeu mais do corpo do que em épocas anteriores, as telas tornaram-se mais decorativas. Bordados e beading começaram a aparecer na tela previamente despojados, simples, especialmente no tribunal e do vestuário litúrgico. Tecnicamente, a era medieval pode ser dividida em Idade das Trevas (400-1000 dC), o período inicial do Gótico (1000-1200 dC) eo período Medieval (1200-1400 dC). O estilo de se vestir durante a Idade Média era frequentemente militaristas para os homens. Eles vestiam túnicas, calças e capas. Sapatos eram geralmente usado em vez de sandálias. O vestuário das mulheres também foi baseado na concepção geral da túnica. A túnica era usado sobre uma túnica de mangas instalados. Já as roupas durante o primeiro período tendem a ser mais simples, jóias celticas estavam sendo desenvolvidas simultaneamente e tornaram-se populares.
O início do período gótico viu um alargamento das mangas e bainhas, muitas vezes queimadas e usando a tela muito mais do que antes. Por esta altura, a Europa tinha aprendido a partir de culturas orientais como fazer veludo e as roupas ocidentais tornaram-se mais generosas. Vários fatores contribuíram para esta tendência de roupas extravagantes e muito bem decoradas. O aumento do comércio do Oriente trouxe tecidos finos, bem como novas idéias para a decoração, enquanto os países ocidentais melhoraram as suas próprias técnicas têxteis de decisões em casa. As classes nobres também cresceram durante esta época, pois a riqueza pessoal aumentou para os sobreviventes da Peste Negra. Classes ricas experienciaram estilos, muitas vezes extremos, desde sapatos chamados "Poulaines" até chapéus em forma de cone, com longos véus.


Renaissance Fashion Era


Como a época do Renascimento abrange cerca de 150 anos de história, suas modas mudaram dramaticamente desde o início ao fim. Na aurora da Renascença, em 1450, estilos de roupas foram influenciadas pelos desenhos medievais e góticos, assim como o movimento da Renascença italiana no art. Mulheres assumiram uma aparência mais natural de suas antecessoras góticas. Os vestidos foram perdendo seus trens longos e as saias tornaram-se cada vez mais popular. O manto, que era na verdade um vestido com um corpete e saia em anexo, apareceu no cenário da moda. Além disso, o longo espartilho rígido, que se estendia em forma de cone abaixo da cintura a um V foi lançado durante a primeira parte do período da Renascença. As mulheres também começaram a mostrar seus cabelos novamente. Em vez de cobrir suas cabeças, elas adornavam seus penteados com véu cintilante e jóias deslumbrantes. Na moda masculina, doublets encurtado, túnicas decotadas e camisas tornaram-se traje comum. Mangueira se tornaram uma necessidade comum para o homem bem vestido. Veludos e brocados foram os tecidos preferidos para a roupa de homens e mulheres.
Após a virada do século 15, as modas do Renascimento começaram a seguir o estilo alemão. O simples estilo naturai do início do período foi substituído polo horizontal e maciço. A moda masculina ficou quadrada em corte e enfeitada. Bermudas foram alongadas, camisas foram decorados com bordas rendas e babados no pescoço e mangas. Os vestidos das mulheres tornaram-se volumosos, com saias de pregas e fortemente apoiado por debaixo aros feitos de arame ou de vime e realizada em conjunto com fitas ou fitas. O hoopskirt, chamado farthingale, atingiu sua largura máxima em torno de 1600, quando se tornou uma roda de carroça ou tambor em forma. Mangas eram bufantes e decotes eram adornados com golas altas, de pé, com golas expandido ou laço circular. O vestuário dos homens adaptou um estilo similar, com a mangueira de tronco inchado, mangas balão, doublets acolchoada, e colares de grande juba. "Cortando" (cortando a camada exterior do pano para revelar uma camada interna de cor contrastante e tecido), também se tornou popular em ambos os homens e moda feminina. A tendência também foi estendida para os penteados. As mulheres começaram a usar chapéus, num primeiro momento uma capa simples que depois se tornou seu auge. Os homens usavam chapéu largo que às vezes eram enfeitados com pedras preciosas. Até o final da Renascença, em 1600, a moda chegou a um apogeu sob o período elizabetano.


Elizabethan Fashion Period



Durante o período elisabetano, moda serviu como um modo de auto-expressão para todas as classes sociais. No início da época, roupas femininas foram particularmente modestas, com peças de vestuário concebidas para cobrir quase cada centímetro do corpo do utente, do pescoço ao tornozelo. Vestidos foram caracterizados por um corpete cabido para acentuar a cintura fina do utente, ombros quadrados, e uma bobine de babados (especialmente para as classes superiores, como babados indicado estatuto social elevado). Os sapatos das mulheres não foram particularmente importantes durante o período, pois estavam sempre escondidas por saias até o chão. Senhoras ricas frequentemente usavam pingentes de ouro e uma grande "capa" francesa no pescoço para adorno. Como o período evoluiu, tornou-se o excesso de peso em linha reta (em oposição a um "V" a "princesa" de corte do ano anterior), e as mangas se tornaram estreitas, sem babados.
Um cocar conhecido como "baixada" era um tipo de rede de cabelo que se tornou muito popular durante a era elisabetana. Cocares semelhantes apareceram, como um saco de touca, que contou com um saco reuniram-se na parte traseira que cobre a cabeça do usuário. O tecido do saco poderia combinar o vestido, ou pode ser feito de seda liso, preto, coberto com ouro de compensação. Na Itália, uma touca elegante início do século 16 conhecido como o "Balzo" era semelhante a um laço. Foi um grande saco recolhidos, muitas vezes feitas de tiras de tecido, material de fantasia e laço de ouro, ou outros materiais, usado sobre o cabelo. Pela frente, mais parecia um rolo usado sobre o cabelo, como a maior parte de seu volume acima da cabeça.
A moda masculina durante esse período passou por mudanças dramáticas. No início da época, os homens usavam bordados "Jerkins" (camisas veste-like com botões na frente), e calças largas que se estendiam até o joelho. Os homens ricos vestiam sapatos de couro fino, e um apartamento de veludo de seda ou um chapéu de copa alta feita de tecido ou plumas. Como a era progrediu, senhores usavam capas presa por uma corrente e um crucifixo, meias de seda e chapéus de castor ou gorros com o penacho de um lado.


Baroque Fashion Era


O "Cavaliere " estilo de se vestir tornou-se popular durante a primeira parte do período barroco. Esse estilo marcou uma mudança distinta das modas da época anterior. Engomados, tecidos duros foram substituídos por Atins naturais e sedas. Enfeites eram simples e confinados aos botões, botoeiras, e rendas. Corpetes foram cortados largos e quadrados, e cinturas intensificada. Até 1630, tornaram-se completas as mangas drapeadas suavemente abaixo do cotovelo, revelando a parte mais baixa do braço do utente, pela primeira vez em séculos.
A "Cavalier" moda para homens acompanhou a evolução das roupas femininas. Os homens vestiam "parelhas" (abreviação jaquetas estilo bolero) feita de tecido duro ou pontiagudo na frente, e "Jerkins" (casacos utilitário feito de couro). Cinturas eram frequentemente adornados com laços de fita que segurava o gibão e calções juntos. Mangas foram cortadas com linhas horizontais de trança ou verticalmente cortado e acabado com botões. O tubo rígido do passado foi substituído por completo, bermudas longas aparadas com trança e cortadas do lado. Mais tarde, no período, os homens usavam calças baggy conhecido como "Rhinegraves", que foram reunidas abaixo dos joelhos, com babados de renda. Esta tendência de calções levou à popularidade de "calças Petticoat".


The Georgian Era Fashion


Os vestidos ricamente decorado usado por mulheres ricas da Era Georgiana eram freqüentemente adornadas com um "Stomacher eschelle" (um espartilho fantasia projetado para ser usado em público e adornadas com arcos de tamanho decrescente) acima da cintura e uma saia bordada e recortada abaixo. Ladies 'saias foram apoiados por aros de largura feito de cana ou vime, e, às vezes colocada sobre acolchoado sub-saias. De acordo com os aros e espartilho, senhoras usavam "mudanças" (na altura do joelho íntimas com mangas até os cotovelos, adornada com uma espuma de rendas). Senhoras Devidamente vestidas também usavam meias ate o joelho e feitas de tecidos de seda, tecidos com padrões ou motivos bordados, e sapatos de salto alto cobertas com seda para combinar com o vestido. Tranças da Mulher deste período foram recolhidas e empilhadas, com penteados enormes descontroladamente emergentes perto da virada do século. Além disso, elaborar e muitas vezes frívolas caps eram moda.
Os homens do período de vestidos claramente para esportes e vida no campo, mas adornados em alta moda na corte. Seus ternos eram feitos de ricos veludos, sedas e cetins, e decorados com bordados trança, e botões de ouro, prata e jóias. Um terno cavalheiro consistiu em um casaco comprido e queimado, waistcoast mangas, camisa enfeitadas com babados de renda nos punhos e pescoço, e bermudas no joelho. Os homens também usavam meias de seda com desenhos bordados na altura dos tornozelos e sapatos de salto alto. Uma gravata feita de tecido macio e amarrado no pescoço ou uma gravata dura minado na parte de trás completou o equipamento de um cavalheiro bem vestido. Cabelos dos homens do período foi usado na altura dos ombros e amarrado no pescoço, ou em pó, com cachos definidos. Pulverização de cabelo consistiram na aplicação de uma substância pegajosa e farinha tingido de marrom, cinza, branco, azul ou rosa! Os homens também usavam perucas para ocasiões formais. Além de pulverizar o cabelo, os homens da moda do período de aplicação de maquiagem (pó pálido, rouge e batom cor), assim como os fãs realizado e lenços de seda bordados encharcado com perfume.


The Regency Era Fashion


Independentemente da classe social do utente, a moda do período regencial foi mais leve e mais simples que as de décadas passadas. Os brocados e sedas bordadas duras do período georgiano foram substituídos por tecidos leves na planície, as cores suaves. Inspirado por estátuas gregas, levantou a cintura até um pouco abaixo do peito do utente. A cintura foi muitas vezes definida por uma faixa larga amarrada em uma curva na parte de trás de um vestido e acentuada por um corpete crossover gaze ou lenço de musselina acima. Senhoras usavam vestido adequadamente spencers (jaquetas de mangas compridas corte abaixo do seio) ou pelisses (jaquetas de mangas compridas corte de três quartos abaixo do comprimento de uma saia) fora de portas, junto com um chapéu de abas largas amarradas sob o queixo com uma fita.
Seguindo a tendência de moda feminina, os homens no período regencial foram vestidos de forma mais sóbria do que seus antecessores. As roupas ricamente coloridas, de brocado foram substituídas por simples casacos escuros cortante que foram especialmente para a prática de equitação. Calções, meias e sapatos de fivela deram lugar a calças enfiadas em botas de equitação. Finalmente, a perucas empoadas da era Georgiana foram sempre relegadas da moda, visto que os homens do período começaram a usar o cabelo curto e natural.


The Victorian Era Fashion


Durante a era vitoriana, o preciso cortar do material e a cor do vestuário revelou a classe social do portador. Com a crescente prosperidade do dia, moda para mulheres das classes mais altas tornaram-se cada vez mais complexas. Os vestidos eram compostas por várias camadas de diferentes tons, tecidos e enfeites, e destinada a ser utilizada com as duas sub-vestidos e sobre-vestidos. Devidamente vestidos caros accessorizados com luvas e gorros. Bustlines rosa, o pudor vitoriano ganhou a adesão generalizada e cinturas caiu, como designers reviveu a popularidade de vestidos formais lembra da França Geórgiana. No primeiro quarto de século, inchado "perna de carneiro" mangas, mas estes foram substituídos depois através mangas instalados e, eventualmente, mangas sino. Vitorianos considerada a "ampulheta" melhor forma para lisonjear a forma feminina e as mulheres usavam espartilhos restritivos para alcançar esse ideal. A era vitoriana também viu a progressão de saias de crinolina saias rodadas. Finalmente, a invenção da máquina de costura revolucionou a moda feminina em um nível prático, como as senhoras se dedicavam a concepção, personalizar e fazer suas próprias roupas.
Quanto aos acessórios da época, o camafeu ficou até meados do século 19. Embora a rainha Elizabeth era conhecida por favor cameos para complementar as suas vestes e Catarina, a Grande tinha uma coleção impressionante, assim, a rainha Vitória reviveu parte da jóia durante o seu reinado. Camafeus durante a era vitoriana eram muitas vezes ligado a uma fita de veludo preta e usada como uma gargantilha. Joalheiros durante o século XIX, usadas pedras preciosas, pedras, conchas, lava, coral e materiais sintéticos, como médiuns para esculpir cameos. Shell tinha sido utilizada por escultores italianos desde 1805, e pela época vitoriana, era o material favorito dos designers cameo. temas populares para cameos incluídas representações de divindades da mitologia grega (especialmente as Três Graças, as filhas de Zeus), a Rebecca Bíblica no bem, e as donzelas Bacchante adornados com folhas de uva em seus cabelos. Os vitorianos 'apreciação do naturalismo, principalmente seu amor de jardinagem, também foi capturado em camafeus com flores e árvores. Finalmente, a mulher vitoriana de meios muitas vezes encomendou um cameo na imagem dela, enquanto outros artistas retratada uma mulher idealizada com um penteado upswept e características românicas.
A moda masculina da época eram comparativamente mais confortável para o utente. Foi considerado descortês a sociedade para um cavalheiro a aparecer em mangas de camisa antes de uma senhora que não seja sua esposa, homens vitorianos quase sempre usavam um "casaco de saco" informal durante o dia. O revestimento foi um saco soltas de vestuário, single-breasted apropriado para viagens ou negócios, que era distintivo para a sua pequena gola, lapelas suma, um botão para fechar preso cima para o pescoço, bainhas moderadamente arredondados, bolsos com pestana basculante ou nos quadris , um bolso com debrum no peito e uma aparência um pouco folgado. traje formal dos homens consistiu de uma cartola, fraque dapper ou sobrecasaca, colete, gravata e calça comprida.


The Edwardian Fashion Era


No advento da era eduardiana, a forma da moda feminina transição da "ampulheta" figura popular para vestidos desenhados com um "S " da curva. O novo estilo permitia às mulheres a jogar fora os espartilhos confinantes da era vitoriana e abraçar a nova "corsets de saúde", que apoiou a espinha e no abdômen. A linha de roupas curvilínea deste período ressoava com as linhas curvas do estilo Art Nouveau. Além disso, os chapéus das senhoras se tornaram maiores, tendência que se manteve constante até 1911. O estilo Art Nouveau também invadiu os estilos de mulheres jóias, como os pavões, libélulas e mariposas criado a partir de esmaltes deslumbrante e filigrana de ouro tornou-se padrão para adornos pentes senhoras e broches.
Durante o período de Eduardiano, a moda feminina foi altamente influenciada pelo movimento sufragista de avanço feminista. Mulheres modelando seu comportamento e aparência sobre a "Gibson Girl", a imagem popular do "New Woman". Designers logo emprestado dos estilos de roupas masculinas, como o terno, camisa de colarinho duro e gravata, para criar formas adequadas para as mulheres que entram nas profissões anteriormente ocupados por homens.
Durante a última metade da Belle Époque, da moda mais uma vez transferida a partir do "S" vestidos curva à língua pré-roupas em linha reta da década de 1910. Como as mulheres começaram a participar no atletismo ", roupa desportiva" casual e confortável, também se tornaram populares. A moda feminina em geral também se tornou mais leve na construção e materiais, como atesta o "vestido de lingerie", uma pena de luz embutida vestido branco de algodão com tiras de trabalho livre do laço e líquida. Em suma, a moda feminina tornou-se progressivamente mais confortável, prático e esteticamente agradável durante esta época, de tal forma que o período 1890-1914 é lembrado como "Belle Époque"("A Bela Época").

Fonte: http://www.erasofelegance.com/index.html

Nathália

Nenhum comentário: