Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

domingo, 8 de maio de 2011

Mudar por conivência?

O homem está em constante mudança. Sempre. Ele muda com ajuda dos outros, e a mais vantajosa dessas mudanças é quando percebe erros dos quais não tinha consciência sobre. Mas, o que eu vou propor aqui é: "Até que ponto mudamos para satisfazer caprichos dos que estão à nossa volta?". Entra na categoria de 'caprichos' coisas que são próprias de cada um, mas que por algum padrão comportamental pré-estipulado irrita aos que seguem tal jeito de viver. Nem todos somos iguais, isso é mais que um fato. Entretanto, existem paradigmas implícitos nas mentes dos que não pensam além - ou pensam como massa - que os verdadeiramente enjoam quando são quebrados.
Um exemplo básico: o preconceito para com quem não gosta de futebol. Eu acho, como índole, o futebol completamente inútil, herança romana das arenas para distrair as mentes da plebe para que não pensassem em assuntos realmente triviais (alguma semelhança com os dias de hoje?). Já como esporte, é algo divertido e enriquecedor, mas o fato de eu ser, bem, `desprovido de habilidades futebolístcias` me desistimula a jogar.
Existem também traços nos outros que não são respeitados, vistos como fora do normal ou esquisitos, pelo simples fato de não serem correntes à maioria. Isto leva, com o preconceito dos outros, à margens interpretativas, e mais uma vez, impressões ou conceitos deformados sobre tal pessoa ou coisa. E, porra, isso é algo que me irrita muito. Eu vejo muitas pessoas que, pela simples menção de os amigos discordarem de tal ideologia, mania ou comportamento, logo se adaptam (e isso é quase sempre inconsciente!) ao que eles esperam delas. Sabe o que ganha uma pessoa assim? Ou melhor, o que perde? AUTENTICIDADE.
Isso vai criando uma necessidade quase constante de tentar ser como os demais, de que não repousem "maus olhos" sobre si mesmos, e gradativamente a pessoa vai virando um mero produto do meio. Tenho um conselho bem concreto sobre isso: que se FODAM os que acham isso ou aquilo errado por simples pré-conceito. Desde que você não prejudique ninguém, não precisa mudar nada. Claro, se você tem medo de que o vejam diferente e o segreguem do grupo, significa que "talvez" aquele grupo não é o melhor para você.
Meus caros, o que seria do mundo se não houvesse pessoas que pensassem e agissem diferente? Uma massa ignóbil de gente estúpida e adestradinha compõe, se não mais que isso, uma possível paisagem.

Gabriel

6 comentários:

Nathália disse...

Meu, tipo, eu realmente gostei da nova tag "falo mesmo" :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

ficou demais...

Nathália disse...

Ah, e o futebol é uma coisa estranha... Mas fazer o quê?

O lado ruim de ser muito diferente é que tu pode se sentir solitário demais... isso é um pouco ruim. Então sugiro àqueles que não gostam muito de coisas de "massa" que relaxem mais... Tu pode ser uma pessoa consciente mas também pode curtir um pouco... pra não ficar tão no "nada".

pelo menos é isso o que eu penso por enquanto.

Eu não sou muito de futebol, por exemplo, mas na minha família TODO MUNDO gosta. Então eu não fico criticando... me divirto com eles mesmo tendo uma opinião diferente e um pouco de "consciência" sobre o assunto...

juliane disse...

Na minha família é ao contrário.. ninguém se importa com futebol, só eu e o meu vô. Apesar de não ter AQUELE entusiasmo, dá pra se divertir um pouco, comentar.
Todo mundo tem algo que goste mais, é normal. Eu não acho esquisito quando alguém não gosta daquilo que a maioria gosta. Só acho muito estranho quando alguém NÃO gosta MUITO de alguma coisa. Não sei se deu pra entender..
Mas é que é tão bom se distrair com coisas sem importância ÀS VEZES. Fugir um pouco. No big deal.

Anônimo disse...

O legal é que não critiquei futebol, só fui sucinto no que eu penso sobre ele, afinal é meu texto.

Anônimo disse...

O foda dessa coisa de mudar conforme as necessidades dos outros é que, como eu disse, quase não percebemos, pois isso sempre acontece com pessoas que nos são próximas e portanto queremos agradar

juliane disse...

Dá pra ver quando uma pessoa muda por causa dos outros. Já vi muitos.

E futebol sempre vai gerar assunto, principalmente hoje que meu time perdeu em casa né e eu acho que aqueles narradores só podem ser gremistas, peloamor.