Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

segunda-feira, 4 de julho de 2011

04/07/1983

''Se me disseres que chegarás pelas quatro, desde às três já serei feliz.'' Só que por enquanto ainda é cinco, e tu provavelmente chegarás pelas oito, e já estou sentindo-me feliz.
Gosto muito de escrever-te, porque sei que assim consigo alegrar-te e para mim, nada mais deixa-me tão feliz do que vê-lo contente. Acho que a felicidade é ter-te feliz.
Falando de outras coisas, estou dando aula para uma classe especial hoje. Horrível! Não param. Dá vontade de sair correndo pela porta. Trabalhar com crianças não é fácil. A gente precisa ser um bocado otimista, achar que dias melhores virão. Ainda assim, a gente se apega demais a estes pequenos e quando eles se vão, sinto que poderia ter dedicado-me mais a eles.
Contigo, às vezes sinto o mesmo. Acho que não te recebi como mereces na quarta-feira passada. Acho que ainda não aprendi a dedicar-te todo o meu amor. Mas isso tem uma explicação: Ele é tão grande e profundo, e nunca se entregou totalmente a alguém.
Outra vez os alunos me interrompem e o meu pensamento é cortado.
Gostaria de escrever-te mais, porém já é hora de sair. Graças a Deus.

Um beijo, da sempre tua, Marta.

Arthur

12 comentários:

Nathália disse...

Imitando o gabrisims... nãnãnã
rs brinks

Nathália disse...

Ficou bonita essa carta!

Anônimo disse...

Quando alguma paerticula denotando negação (não, nunca, jamais) desloca o pronome para antes do verbo. Chama-se mesóclise.

Ex: "(...) Acho que não recebi-te"

Este "te" deveria ir antes do verbo "recebi". Falo isso por que encontrei muitos destes casos no teu texto, e pressupondo que tu tentaste escrever sob a norma culta, é um comentário pertinente.

Anônimo disse...

Corrigindo, o nome é "próclise".

Arthur Wilkens disse...

Bem lembrado, seu Gabriel, escrevi instintivamente sem zelar pelos cuidados, vou corrigir. Abrs.

Arthur Wilkens disse...

A propósito, não encontrei outro caso senão o que tu citastes. Tem algum outro?

Anônimo disse...

Eu acredito que de próclise tem mais algum evento. Só não me recordo agora, pois não vi isso no cursinho ainda (lembro isso pela matéria que a Janete passou)
;/

Nathália disse...

Isso aí, se é para estar na norma culta, tem que tirar a tonelada de "a gente" que foi escrita!

Arthur Wilkens disse...

Cuma, Nathália?!

Anônimo disse...

Acho que isso foi de certa forma pra mim, mas não entendi :/

Nathália disse...

"isso aí" refere-se a carta. Vou reescrever então:

Se é para essa carta estar na norma culta(pressuposto do Gabriel em comentários acima)o Arthur deve retirar as expressões "a gente" porque isso é linguagem coloquial.

T+

Nathália disse...

Errata na linha 1: leia-se refere-se à carta e não "a carta". =p