Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Política em questão

//Outro texto do meu blog, só pra dar um ar político pro rand, hehe



O processo eleitoral no Brasil é considerado por muitos "uma piada". Em um país possuidor de uma história cívica tão turbulenta - desde a criação do modelo republicano até a repressão na ditadura - era de se esperar que todos vissem o assunto com mais interesse. Um dos motivos para tal descaso é a ignorância de boa parte do povo, assim como escândalos promovidos pela corrupção, formando um conceito generalizado acerca da figura política.

Em uma pátria onde o presidente sequer possui ensino fundamental completo, têm-se o reflexo da faceta populista reinante, onde bastando que o candidato possua carisma o suficiente, ou seja, a imagem projetada do país, é necessário para governar a nação. Isto ainda seria pouco para criar descontentamento com o cenário político, pois, não obstante, vê-se verdadeiros palhaços, que sequer sabem qual função desempenha o cargo concorrido, subindo ao poder.

A poluição, tanto sonora quanto ambiental, chega a ser risível: músicas que ficam o dia todo sendo reprisadas por carros de som, atrapalhando a concentração de todos, e os famosos "santinhos", que se não distribuídos são jogados aos montes nas ruas, completam um panorama deplorável.

Visto que o tema político e o estudo em si é dominado com maestria por uma minoria mísera, a ignorância do povo com o processo eleitoral e até mesmo o que se pode fazer para mudar as mazelas que deturpam o sistema é apenas o acarretamento disto. Não há nação mais fácil de se controlar e ser agradada que a da política do "pão e circo", construída sobre toda estupidez e inércia de mudanças.

O que deve ser feito é forçar o debate político dentro das escolas, já que outra forma de alienar os jovens é com a desculpa da imparcialidade do professor. Ou ainda criar uma disciplina que estude a fundo todo o processo. Por fim, apenas instigando o conhecimento pelo nosso sistema é que será possível criar uma nação mais sólida e inteligente, e que desperte da aparente letargia para com a corrupção vista desde então.

5 comentários:

Anônimo disse...

http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/generico.gif

Habbo disse...

Se você discorda das idéias ao menos diga por quê...
Mas genérico é algo que o texto não é

gabriel disse...

Como o habbo disse... DO IT BETTER

Nathália disse...

vamos desativar o post em anônimo.

doidinho disse...

q efemérdico