Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

segunda-feira, 21 de março de 2011

As Estações das Amizades

Cá estou eu, refletindo sobre a amizade, coisa tão singela e bonita em nossas vidas. Como é bom ter alguém com quem contar! Uma pessoa que você gosta que esteja ao seu lado e que sabe muito sobre você! Assim como é bom ter uma roda de amigos, onde todos se divertem e são felizes como grupo. Existem diversos momentos na amizade, e podemos até relacioná-los com as estações do ano.
Primavera está nas pessoas que recém conhecemos, mas já sentimos certa afinidade, é quando floresce essa bela flor e admiramos sua peculiaridade, por não conhece-la, surpreendendo-nos com cada detalhe descoberto.

Os amigos que conhecemos há anos e depositamos neles muita confiança e afeto, dizemos estarem no auge, são amigos-verão, que por mais rotineiros que sejam não nos cansamos deles, e sua presença é como um pequeno sol que nos traz alegria.

Porém, nem todos conservam grandes amizades. Existem obstáculos como o tempo e a distância que fazem com que tanto as flores como os sóis percam parte de seu fascínio, como a árvore que lentamente vai perdendo as flores e suas folhas caem secas e mortas no chão. São estas as pessoas que quando temos contato falamos de marcar algo, de sair quando houver a ocasião, e que como a árvore que mantêm-se de pé (ainda que na ponta só restem galhos) igual é o relacionamento.

Triste são os momentos de inverno numa amizade, que podem ser terrivelmente longos ou felizmente curtos. Esta estação é quando brigamos, ocorrem desentendimentos e o contato é cortado, às vezes para sempre.

O importante é ter em mente que todos os momentos das amizades estão sujeitos à mudanças, como no clima, por vezes inesperadas. Seja querendo sempre o sol forte ou não vendo esperanças diante à neve, a amizade é um ciclo, em que cada etapa precisamos aprender a lidar com as adversidades, tentando conservar sempre o assombro da primavera e o calor do verão.


Gabriel

4 comentários:

juliane disse...

que bonitinho, gostei

Nathália disse...

Pura poesia em prosa :D

Charlie Dalton disse...

Não sabia que o gaúcho era um poeta. Ficou bonito mesmo, Gabriel. As meninas tem toda a razão.

Anônimo disse...

good work