Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

segunda-feira, 28 de março de 2011

Namoro, felicidade e suas reflexões

Tem essa coisa que me acossa de vez em quando. Sinto que há sempre um pesar em comentar sobre quem não está num relacionamento amoroso, como se isso é algo que faz ser superior aos solteiros. "Ah, fulaninho está namorando?" pergunta a Titia fofoqueira. "Sim, eles já estão juntos há meses." responde por sua vez, a mãe toda orgulhosa. Vamos ver o porquê desse tipo de atitude. Seria algum instinto primordial que preza pelos que vão ter mais chances de deixar descendentes? Um mecanismo de satisfação ao ver o aparato dos sexos funcionando? E, por consequente, a nítida repreensão daquele que tão somente vive a vida solitária? Ou nem que seja solitária, mas um relacionamento convencional? Bem, talvez seja algo mais profundo: Um aspecto psicológico inerente à maioria do campo senso comum, a resposta mecânica e condizente à psiquê do homem animal? Neste caso, mudar o estereótipo de uma possível felicidade é arriscado e propenso a desencadear complexos. Tal padrão seria reforçado pela cultura na mais tenra idade, uma enxurrada simbólica viva no subconsciente de muitos. Há, ainda muitas outras maneiras de contemplar esse comportamento, que deve ser questionado por todos. Por quê desmerecer o que vive só? Felicidade é por acaso sinônimo de matrimônio? Pensando bastante, talvez até com o coração, cheguemos a uma resposta, provavelmente não sustentando o comportamento mencionado.

Gabriel

6 comentários:

Nathália disse...

Algumas pessoas se sentem mais felizes quando estão em um relacionamento, e não conseguem viver sem estar num... quando o relacionamento termina, já ficam com outro rápido! (tenho alguns exemplos, mas não vou mencionar).

Outros, por sua vez, sentem-se mais felizes sendo livres e não gostam de se prender a ninguém, mas geralmente nessas pessoas o vazio interior é maior!

Vejo o namoro como uma forma que as pessoas encontram para se sentirem completas. E a mãe orgulhosa pode ser apenas por "veja o meu filho é decente e não fica por aí 'pegando' qualquer uma a esmo" :D

Anônimo disse...

O aspecto que eu ressalto, meu caríssimo anônimo provavelmente conhecido, é a necessidade cultural por um parceiro, como OS OUTROS pensam que só é feliz o que tem alguém ao seu lado. É basicamente isso.
Mas realmente, uma mãe pode se sentir orgulhosa pelo motivo que tu citastes, mas ainda sim com o seu âmago mergulhado nesta outra questão mecânica.

Arthur Wilkens disse...

Não creio que haja esse tipo de visão em abundância na sociedade em que vivemos hoje, e isso só tende a diminuir ao passar do tempo. Isso vem de princípios passados, das famílias antigas, e é a mesma ideia de que as pessoas mais velhas, ao verem uma mulher passando dos 30 anos estando solteira, provavelmente comentariam "Poxa, já estás ficando velha e ainda não se arranjou na vida.." Perceba que isso vem da ideia antiga que o homem sustenta a mulher, que fica em casa fazendo comida e cuidando dos filhos, porque esse preconceito não acontece com a mesma intensidade em relação ao sexo masculino. Mas isso também vem da natureza, porque ao menos que tu sejas assexuado, vai sentir sim necessidade de ter alguém do teu lado, pra desenvolver tua vida sexual (e isso é sim uma necessidade) e afetiva. Mas claro, hoje em dia cada um vive como quer, tem quem se sinta completo sendo solteiro e tem quem não.

Nathália disse...

Anônimo onde? gabriel vai colocar teus óculos -.-'

juliane disse...

"Ah, fulaninho está namorando?" pergunta a Titia fofoqueira.

Pode ser também um jeito de ter assunto, nada mais. E a resposta só vai fazer alguma diferença pra quem está ou não em um relacionamento. Nesse caso, quem está sozinho, e não gosta desse fato, não vai querer ser lembrado disso "e aí? ta namorando?" "não."
E aquele que está com alguém adora se lembrar disso e mostrar pro mundo. É o que me parece, pelo menos.

Anônimo disse...

Arthur: Tende a diminuir mas ainda existe. E é algo completamente tolo se considerarmos o panorama atual do "homem moderno". E bem, eu consigo observar esse preconceito imbuído em algumas atitudes alheias, não assim tão na cara como antigamente, mas reforçado e travestido de outro sentimento.
Nathix: Lol juro que tinha lido anônimo!!! O_o