Vniversale descrittione di tvtta la terra conoscivta fin qvi

quarta-feira, 9 de março de 2011

A Felina Festa Do Chá

A Felina Festa Do Chá

A Senhorita Tabitha era uma gata muito quieta, de pelagem macia, e era tão cerimoniosa que seus amigos diziam que ela era uma solteirona; alguns diziam que ela era uma gata velha, mas estes nunca tinham sido chamados para uma das suas maravilhosas ''festas do chá''. Quando ela dava uma festa do chá, ela pedia para que seu criado Jacko entregasse os convites. Jacko era um macaco esperto, que tinha acabado de vir do Jardim Zoológico, onde ele costumava ter muita companhia.

Um dia a Senhorita Tabitha teve a ideia de promover uma festa do chá maior do que de costume, então ela preparou uma travessa de camarões, um saco de muffins, um bolo, um novo pão francês, e um quilo de manteiga fresca. E então ela pediu para que Jacko, que vestia um novo sobretudo, convidasse os amigos.

Jacko, o macaco, foi entregar os convites.

O primeiro a chegar foi o Sr. Ronrono Macio, um velho gato solteiro, que deitava-se quase todos os dias sob o sol num banco de jardim, observando os pássaros, mas que era muito gordo para caçar ratos. Ele veio junto à sua irmã, a Sra. Ronron Macio, que era uma ótima cantora, quase sempre usava uma palatina de pelos e bebia uma grande quantidade de leite para suavizar a sua voz.

O Sr. Ronrono Macio e outros convidados chegaram à casa da Srta. Tabitha.

O Sr. Garras-Pontudas era um sujeito muito diferente. Ele era orgulhoso de sua família nobre, pelo seu pai que era primo em segundo grau do gato de Dick Whittington, e que já tinha conhecido boa parte do mundo. O Sr. Garras-Pontudas também tinha muito orgulhoso de seu bigode, por isso antes de ir para a festa, ele passou no Sapo Seboso, o barbeiro, para ser barbeado. Enquanto ele estava lá sentado, com uma toalha sob o queixo, apareceu o seu amigo Capitão Black, um indivíduo muito valente, que já havia matado centenas de ratos, e estava sempre pronto para brigar. Ele era muito desejado pelas moças, e disse que iria à festa do chá ainda que não tivesse sido convidado.

O Sr. Garras-Pontudas foi até o Sapo Seboso, o barbeiro, e enquanto ele estava sendo barbeado, o Capitão Black apareceu por lá.

As quatro Senhoritas White já estavam a caminho da casa da Srta. Tabitha, com suas longas meias limpas, e seus maravilhosos vestidos de seda que sua mãe havia as dado. A Sra. White mais velha vivia perto da padaria da esquina, e o nome de suas filhas eram Fluffy, Tibby, Titty e Tip; todas elas eram famosas por suas belas pelagens e seus olhos brilhantes. Você pode ter certeza que os quatro Mestres Casco-de-Tartaruga estavam esperando por elas, pelo fato deles terem esperado durante a tarde toda, com seus casacos-de-rabo, com o propósito de acompanhar estas jovens encantadoras. Eles eram rapazes muito jovens, de modo que eles estavam muito orgulhosos por terem sido convidados.

Havia uma mesa de chá enorme, e quando todos se sentaram, Jacko não deu conta de servi-los, - mas os cavalheiros alcançaram o chá às damas, e pegaram os maiores camarões para as Senhoritas White, e praticamente esvaziaram o jarro de creme para o Sr. Ronrono Macio, e ajudaram-se com os muffins, e certamente todos ficaram muito satisfeitos.

O Capitão Black estava tão faminto que ele ficava o tempo todo em volta do pão e da manteiga. Ele pegou o prato que estava bem debaixo do nariz do Sr. Garras-Pontudas, o que o deixou tão furioso, que nada no mundo o contentaria a não ser um sorriso da Srta. Tabitha.


Depois do chá, pediram para que a Sra. Ronron Macio cantasse, e enquanto ela tomava mais um gole de leite, disse que iria cantar uma cancão muito antiga com variações. A canção se chamava Moll Rowdy, e o acompanhamento era de Spitz, e todos disseram que nunca tinham ouvido nada tão notável. Então a Srta. Tabitha, que tinha um bom ouvido, entregou a ela uma pequena canção folclórica que tinha um coral de Tant Miau, e todos participaram, o Capitão Black e o Sr. Ronrono Macio cantando a linha do baixo. Então o Capitão contou a história de uma de suas viagens à Ilha dos Cachorros, e o Sr. Garras-Pontudas contou sua aventura até Sta. Kitti, o que fez com que todos rissem.

A Sra. Ronron cantou uma canção e foi admirada por todos.

Mas o grande momento daquela tarde foi quando os quatro Mestres Casco-de-Tartaruga, que se chamavam Bob, Rattle, Clipper e Dick, chegaram na sala com grandes colares brancos e rostos pintados de preto, e começaram a cantar como seresteiros da Etiópia. Bob tocava uma rabeca, Rattle os chocalhos, Clipper o banjo, e Dick o tamborim, enquanto cantavam ''Old Dan Tucker'' e ''Kafoozlum''. As quatro Senhoritas White quase caíram das cadeiras de tanto rir, e o Sr. Garras foi visto colocando sua cauda sobre a boca; O Capitão Black não gostou muito daquilo, pois tinha pelagem preta e pensou que estavam rindo dele.

Mas o grande momento da tarde foi quando os quatro Mestres Casco-de-Tartaruga chegaram na sala vestidos de seresteiros da Etiópia.

Já era hora de todos irem embora, e o Sr. Ronrono que era muito preocupado com o horário, escovou seu casaco no hall e disse boa noite. O Capitão Black ajeitou seu sobre-tudo; O Sr. Garras penteou seu bigode, e as damas começaram a ajeitar seus vestidos para a caminhada. E então desdobrou-se uma agitação tão grande por todos estarem se despedindo, que inclusive alguns vizinhos olharam pela janela para ver o que estava acontecendo; especialmente quando o Capitão Black e o Sr. Garras-Pontudas se desentenderam e brigaram no meio da rua. No entanto, todos os outros convidados chegaram bem em casa.

Na saída dos convidados, o Capitão Black e o Sr. Garras-Pontudas desentenderam-se e brigaram.



Arthur Wilkens


''The Cat's Tea Party''
Autor desconhecido
Tradução: Arthur Wilkens

6 comentários:

radio-gaga disse...

Gostei =) tem cara de ser um conto inglês ou algo do tipo

John Keys disse...

ESSES FORAM OS MELHORES MINUTOS DA MINHA VIDA

FABULOSO, FORMIDÁVEL E PITORESCO

Arthur Wilkens disse...

subliiiimeee! haha

Victor disse...

Wilkens, um garoto amante de tudo que é "sublime e pitoresco" no mundo.

Victor disse...

Boas ilustrações

Nathália disse...

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://arcadajade.blogs.sapo.pt/arquivo/Vermeer.jpg&imgrefurl=http://arcadajade.blogs.sapo.pt/2004/04/&usg=__E4S-cq5imq0IbkNWs_0q9-Gp0cs=&h=355&w=313&sz=31&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=20l5XzhHE5KIwM:&tbnh=161&tbnw=144&ei=BRt6TbijA4K-tgfs48W6BQ&prev=/images%3Fq%3Dvermeer%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DX%26rlz%3D1C1RNPN_enBR398BR398%26biw%3D1366%26bih%3D677%26tbs%3Disch:1,ic:specific,isc:orange&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=671&vpy=102&dur=115&hovh=239&hovw=211&tx=156&ty=74&oei=BRt6TbijA4K-tgfs48W6BQ&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:0